quinta-feira, 6 de dezembro de 2007

Estaremos para sempre com o Senhor

AD ( I e II Tessalonicenses)

Ler: Mt 16:21-24, 27; Ef 2:1

Ler com oração: "Ele vos deu vida, estando vós mortos nos vossos delitos e pecados" (Ef 2:1)

A MANEIRA DE PRODUZIR OS MATERIAIS PARA A EDIFCAÇÃO DA IGREJA

Em Mateus 16:24 lemos: “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue, tome a sua cruz e siga-Me”. A vida da igreja é uma vida de seguir a Cristo, mas sem o “eu”. O Senhor disse isso porque pouco antes Pedro havia manifestado o seu “eu” (vs. 22-23). Não podemos entrar no reino dos céus com o nosso ego. O Senhor disse isso depois que revelou a igreja, falou sobre as chaves do reino dos céus e de como a igreja seria edificada. Era como se lhes dissesse: “Para que a igreja seja gerada, Eu preciso ir a Jerusalém, sofrer muitas coisas dos anciãos, dos sacerdotes e dos escribas, ser morto e ressuscitar ao terceiro dia. Depois disso é que vou produzir muitas e muitas pessoas, que serão o material para edificar a igreja”. Em outras palavras, sem a crucificação do Senhor, esse material jamais seria produzido porque todos eram pecadores e estavam mortos em delitos e pecados. Então, para produzir esse material, o Senhor Jesus deveria resolver primeiramente a questão dos pecados (Ef 2:1) e da santificação das pessoas, por isso precisava morrer em lugar delas, para santificá-las e produzir o povo do reino dos céus.Quando Jesus lhes falou que iria morrer, Pedro, chamando-O à parte, disse que não queria que Jesus fosse crucificado (Mt 16:21-22). Ele amava muito ao Senhor, mas o seu amor era natural. Esse amor natural era um empecilho para as coisas de Deus. Sem a crucificação do Senhor não haveria a igreja. O Senhor Jesus não falou: “Ó Pedro, você realmente me ama!”. Mas disse-lhe: “Para trás de Mim, Satanás!” (v. 23). Isso não quer dizer que Pedro virou Satanás, mas a alma de Pedro foi usada por Satanás. Pedro estava cheio de coisas naturais: o ego, o pensamento humano, a opinião humana, o parecer humano. Por isso o Senhor disse: “Se alguém quer vir após Mim, a si mesmo se negue”.

O ego precisa ser removido, bem como as coisas naturais da alma. Era como se o Senhor dissesse: “Eu serei crucificado e você será crucificado Comigo. Agora o que você precisa fazer é tomar a cruz.

Quando o seu ego se manifestar, tome a sua cruz e faça-o morrer. Não importa quão bom seja o seu ego, ele pertence à alma natural e precisa ser negado. Você precisa tomar a cruz e fazê-lo morrer, porque se alguém quiser salvar a sua vida da alma, perdê-la-á. Então, hoje, você tem de perder a sua vida da alma, removê-la. Depois disso, a vida de Deus poderá crescer, e você receberá, no final, a salvação da alma”. A salvação da alma consiste em ter a alma totalmente saturada do Espírito que é vida.

O Senhor fala em Mateus 16:27: “Porque o Filho do Homem há de vir na glória de Seu Pai, com os Seus anjos, e então retribuirá a cada um conforme as suas obras”. Quando vier o Dia do Senhor, Ele estabelecerá o Seu trono nos ares, o tribunal de Cristo, e retribuirá a cada um conforme as suas obras. De acordo com o padrão, o critério do juízo de Deus, Ele verá se temos a santidade e a justiça. Cristo foi crucificado e nos justificou. O problema dos nossos pecados foi resolvido. Depois dessa salvação inicial, fomos colocados na vida de igreja e precisamos resolver o problema dos pecados. Os pecados cometidos outrora, antes da salvação, o Senhor Jesus já os perdoou todos. Mas depois de salvos ainda pecamos, porque há em nós a natureza pecaminosa, o corpo do pecado. Temos, portanto, de cuidar dos pecados que ainda cometemos depois de salvos.

Palavra-chave: Rejeitar tudo que é natural

Pergunta: À luz desse dia, o que tem, em você, impedido o Senhor de edificar a igreja?